Sugestões para um plano de ação - Reflexão -

18/05/2010 00:44

a)

Antes:

 

Estratégias Psicológicas:

 

 

Procure criar imagens positivas sobre o seu trabalho: relembre elogios que recebeu e evidências da sua competência técnica e comportamental.

 

 

Visualize positivamente as cenas de sua palestra: a sintonia vibrante entre você e o público, as expectativas superadas e o sucesso conquistado.

 

 

Evite contato com pessoas pessimistas.

 

 

Rejeite idéias irracionais, pois elas estão normalmente pautadas em percepções erradas. A forma como se pensa determina as ações. Dirija mais assertivamente seus pensamentos. Analise o que é real e o que é imaginário.

 

 

 

 

Estratégias Técnicas:

 

 

Chegue pelo menos 1:30 hora antes do evento e, depois de checar os recursos, coloque uma música de sua preferência e ande pelo espaço destinado à apresentação.

 

 

Respire lentamente e procure perceber que movimentos internos facilitam o processo de inspiração e expiração. Respirar bem é criar antídotos poderosos contra os medos e as ansiedades.

 

 

Se você gosta de cantar, solte sua voz para aquecê-la ou leia um texto em voz alta, procurando articular as palavras com clareza e fluência.

 

 

Vista-se com trajes que lhe proporcionem bem estar, conforto, e a certeza de que são os mais adequados para o momento. Nenhuma roupa deve abafar o que você tem para dizer. Discrição e elegância costumam render uma boa parceria.

 

 

 

b)

Início da palestra:

 

Cuidados que se deve tomar:

 

 

Recepcione seus interlocutores como quem recebe hóspedes queridos: deixe-se envolver pela emoção da entrega.

 

 

Se os ouvintes estiverem muito espalhados pelo auditório, procure reuni-los próximo a você, ou vá até eles. A energia fluirá melhor facilitando a concentração física e mental.

 

 

Procure olhar, por uns três segundos, para a platéia. Logo que encontrar um rosto receptivo, mentalmente dedique-lhe o trabalho daquele dia, mas não deixe de buscar a interação visual com todos os ouvintes.

 

 

Inicie a sua fala com uma frase impactante, que abra a mente e que atraia o interesse positivo do público. Ex.: se for uma palestra sobre qualidade de vida - "O que é preciso para sermos realmente felizes? ". Logo depois, diga aonde você quer chegar, quais são os seus objetivos, e o que a platéia terá a ganhar com o presente que você lhe trouxe. Deixe visível a sua satisfação pela oportunidade de estar ali.

 

 

Sinalize qual o tempo de duração da palestra e se haverá espaço para as perguntas.

 

 

Procure falar devagar (uma média de cento e vinte palavras por minuto).

 

 

Evite centralizar demasiadamente a sua atenção para o seu corpo e para as possíveis dificuldades de linguagem, pois isso mina a resistência interna e provoca sofrimentos indesejáveis. Os holofotes deverão privilegiar a relação entre o comunicador e seu público, buscando criar um clima de confiança e amizade para uma mensagem clara e segura.

 

 

Fale com simplicidade e respeito. A responsabilidade é grande, mas ela não precisa ser uma ameaça. Pense que o público espera que você dê aquilo que tem de melhor. Você está exposto em uma vitrine e pode imprimir uma marca positiva na mente e no coração das pessoas. Enfim, comunique-se para ser ouvido, visto e sentido. Para isso é necessário anteriormente planejar, treinar e avaliar o trabalho.

 

 

Voltar
hit counter javascript