Segredos para uma apresentação perfeita - Leia com atenção -
18/05/2010 00:40
I) |
Preparação psicológica: |
||
|
1. Reveja o mito de que a arte de falar em público é um dom divino |
||
|
Não se pode negar que algumas pessoas nasceram com o atributo da eloqüência. Em geral são pessoas carismáticas, persuasivas e envolventes. Mas são raras. Se a maioria quiser comunicar-se bem, deverá buscar subsídios nos treinamentos e dedicar muito esforço pessoal para administrar os medos, traçar objetivos e estratégias, buscar conhecimentos e treinamentos que desenvolvem e aprimoram essa arte. |
||
|
|
|
|
|
2. Não tenha medo do silêncio |
||
|
Antes de planejar e organizar uma palestra, aula ou reunião há um estágio que muitas vezes queremos ignorar. É aquele espaço tão rico, de reflexão e silêncio, que nos possibilita ter pensamentos mais consistentes e alcançar resultados mais equilibrados. Como vivemos envolvidos por palavras, sons e movimentos, o silêncio parece insuportável. Mas, falando ou não, a comunicação está sempre presente. |
||
|
|
|
|
|
3. Não se poupe. |
||
|
Os seres humanos, quando se encontram verdadeiramente, têm uma química irresistível. Em suas apresentações, procure estar presente integralmente, o tempo todo. Invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si e busque o que o grupo tem de melhor. Chegue para valer. Energia atrai energia! |
||
|
|
||
II) |
Métodos e Técnicas: |
||
|
1. Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem |
||
|
As pesquisas demonstram que nas comunicações há uma necessidade emergencial de equilíbrio entre o que se diz e como é dito. Se houver incoerência entre palavras, voz e atitudes corporais, a platéia tende a confiar mais: |
||
|
no corpo (expressões faciais, gestos, movimentos) - 55% |
||
|
na voz (inflexões, tom, intensidade, ritmo, ênfase, volume) - 38% |
||
|
nas palavras - 7% |
||
|
A maneira como transmitimos a mensagem à platéia é tão importante quanto o próprio conteúdo da mesma. Não basta preocupar-se só com as palavras. É preciso saber como (linguagem corporal e vocal) transmitir as idéias para uma comunicação equilibrada, fluente e segura. |
||
|
|
||
|
2. Não comece uma apresentação sem aquecimento |
||
|
|
O que é aquecimento para quem vai apresentar-se em público? |
|
|
|
É fazer pelo menos vinte minutos de exercícios de dicção e articulação, e de relaxamento para os músculos da face e da região do pescoço; |
|
|
|
É repassar mentalmente o roteiro, reforçando a introdução e o encerramento; e |
|
|
|
É concentrar-se para começar bem o trabalho. |
|
|
O aquecimento do comunicador deve ser tanto físico quanto mental. |
||
|
|
||
|
3. Faça um acordo com a platéia |
||
|
Quando houver oportunidade, pergunte aos espectadores o que esperam da apresentação. No flip chart, anote o que eles querem e não querem receber. Apresente o seu programa original e diga que, sempre que possível, vai inserir os pontos levantados. Assim se criará uma cumplicidade com a platéia, que passará a contribuir para a melhor interação durante a apresentação. No final, pergunte novamente aos presentes se eles estão satisfeitos com o que receberam. Assim você demonstra o seu interesse de democratizar a apresentação, inserindo-os no processo. |
||
|
|
||
|
4. Crie um clima propício para a aprendizagem |
||
|
Para os profissionais que falam em público, trabalhar o ambiente de atuação é fundamental para a boa comunicação. Algumas orientações para melhorar o desempenho: |
||
|
|
As teorias modernas destacam a importância da integração no processo de aprendizagem. As contribuições dos participantes são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Deixe claro, logo de início, que você está aberto ao diálogo. Transmita a idéia de que vão trabalhar juntos numa mesma proposta. Não seja apenas simpático, crie empatia, ponha-se no lugar da platéia, respeite suas crenças e seus valores. Aprender a lidar com as diferenças fará de você uma pessoa mais flexível; |
|
|
|
Demonstre que, para você, ensinar é uma paixão, uma missão prazerosa. Se os participantes perceberem isso, o interesse aumentará e as pessoas se sentirão à vontade para questioná-lo, porque querem conhecer a sua resposta; |
|
|
|
Não se desvie do assunto. Tudo o que for apresentado deve fazer parte do universo de seu público; e |
|
|
|
Não prossiga a apresentação se notar que algo não ficou claro. Isso pode comprometer a qualidade do resto. |
|
|
|
||
|
5. Mantenha contato visual com os participantes |
||
|
Essa é uma maneira de prender o interesse da platéia, além de transmitir confiança e segurança. É o elo entre apresentador e participantes, através do qual muitos dados e intenções são transmitidos. O contato visual é um importante canal de identificação da personalidade do profissional. |
||
|
|
||
|
6. Seja simples e natural |
||
|
Lembre-se que sua platéia quer se comunicar com você, por isso ela está ali, e cabe a você facilitar o processo. A comunicação, quando eficaz, se dá através de atos simples e naturais, resultado de muito tempo de treino e observação. Que atos são esses que demonstram simplicidade e naturalidade? Não há regra para identificá-los. Eles se manifestam naqueles momentos em que a comunicação flui e a leveza do ambiente é favorável à troca. A simplicidade e a naturalidade estão presentes quando identificamos e afastamos os obstáculos que interferem na comunicação. |
||
|
|
||
|
7. Administre as tensões e os medos antes de uma apresentação |
||
|
|
Prepare-se mental e fisicamente; |
|
|
|
Ensaie; e |
|
|
|
Pratique, pratique e pratique, porque só a prática conduz à perfeição. |
|
|
|
||
|
8. Trabalhe o medo conscientemente |
||
|
———
Voltar