Aprimorando a linguagem corporal
18/05/2010 00:29
Habilidades técnicas |
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Deixe o cenário da apresentação livre para não correr o risco de tropeçar em nada. Estude o espaço com antecedência. |
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Estabeleça uma zona de conforto no palco para movimentar-se com tranqüilidade. |
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Não enfie as mãos nos bolsos nem as cruze na frente ou nas costas. |
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Mentalmente, divida a platéia em grupos. Primeiro, olhe para o público como um todo, depois para cada setor; todos, indistintamente, deverão receber sua atenção visual. |
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Seus gestos devem estar ancorados numa idéia que os fortaleça para ganhar significado na transmissão da mensagem. O gesto deve ter uma intenção, um motivo que dê forma ao conteúdo. |
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Não dê as costas para a platéia. Mantenha a cabeça erguida ao olhar para ela. Não fique olhando para o teto e muito menos para o chão. |
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Evite sentar-se durante a exposição em pé, a energia se concentra mas e a linguagem corporal é mais evidente, apóie-se nas duas pernas, que devem estar paralelas uma à outra e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés. |
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Imagine seu corpo sendo puxado por um fio que sai do chão e vai até o teto um fio flexível e elástico que imprime ao corpo uma postura elegante e natural. Os joelhos devem ficar levemente flexionados. |
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Ande naturalmente por sua área de atuação, mas sempre ligado à platéia, que acompanha todos os seus movimentos. Por isso, seus movimentos devem ser harmoniosos e delicados, mas enérgicos. |
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Deixe o gesto fluir naturalmente. |
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Gesto e palavra devem estar sintonizados. O movimento complementa e reforça o que se diz. |
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Lembre que um gesto jamais substituirá o desconhecimento do assunto. O gestual apenas acentua e dá mais vida à mensagem. |
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Evite erguer os braços acima da cabeça e as mãos acima do peito, a não ser que esteja num espaço muito amplo. |
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Cuidado com os gestos repetitivos, que podem se transformar uma barreira visual. |
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Lembre-se de que as expressões faciais e as mãos são excelentes facilitadores da sua comunicação. |
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Manter a cabeça baixa dá idéia de tristeza, desolação, dor, derrota, melancolia. Cabeça muito alta denota desafio, coragem, rio, provocação. |
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Exiba uma expressão alegre e não perca o contato visual com a platéia. Mostre para ele que você sente prazer em falar.
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Habilidades comportamentais |
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O movimento corporal do comunicador incita os movimentos da platéia. Paixão gera paixão, vitalidade gera vitalidade, apatia gera apatia, entusiasmo gera entusiasmo.[cuidado com os gestos contraditórios! Se o objetivo for, por exemplo, reforçar o espírito de união, a linguagem gestual deve contribuir para isso. |
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Procure seguir os elementos reguladores da gesticulação: |
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Espaços pequenos e descontraídos pedem gestos menores; |
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Espaços abertos, grandes e formais pedem gestos amplos. |
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Gestos vigorosos traduzem sentimentos mais intensos; |
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Há um gesto para cada emoção. |
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Erga uma ponte entre a essência do gesto e a força da mensagem. O gesto espontâneo dá beleza, plasticidade, consistência e força à mensagem. O refinamento da linguagem do corpo facilita a tradução da mensagem e a compreensão do ouvinte. |
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Não basta que o corpo se expresse, é preciso que ele se comunique de forma eficaz. Esse objetivo será alcançado se tivermos coragem de fazer uma análise objetiva da força e da agilidade da nossa comunicação não-verbal. |
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A expressão corporal acentua o magnetismo pessoal do comunicador. A valorização da mensagem cumpre uma importante função nas comunicações, que é facilitar a transmissão da mensagem. |
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Se você é uma pessoa tranqüila, sua movimentação externa tenderá a refletir essa característica. Caso seja energética e extrovertida, sua linguagem corporal também refletirá isso. Observe se o seu gestual combina com os traços da sua personalidade, se há um equilíbrio entre gesto e fala e se a comunicação corporal está cumprindo o seu papel. |
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Evite a postura de uma pessoa subserviente: ombros caídos, olhar baixo, costas curvadas e uma expressão de desamparado, que em nada contribuem para a comunicação efetiva. Em contrapartida, um nariz empinado, olhos ameaçadores, queixo erguido e ar de superioridade costumam criar um distanciamento da platéia e até certa antipatia. |
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O cuidado com a postura começa antes de você chegar à tribuna. Enquanto aguarda a vez de falar, sente-se com naturalidade sem ficar cruzando e descruzando as pernas, sem tamborilar com os dedos, porque a platéia está observando-o. |
Exercícios de dicção
Pronunciar bem as palavras dá maior credibilidade à mensagem. Uma pessoa que articule bem os sons demonstra segurança. Para uma boa dicção é preciso abrir a boca e articular as palavras, mas sem exagero. |
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1. |
O bispo de Constantinopla é bom constantinopolizador.
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2. |
Num ninho de mafagafos
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3. |
Uma rua paralelepipezada por um bom paralelepipezador,
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4. |
Quem paca cara compra,
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5. |
Padre Pedro partiu a pedra no prato de prata.
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6. |
A aranha arranha a rã
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7. |
Iara amarra a arara rara.
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8. |
Era uma sucessão de sucessos que se sucediam |
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