Aprimorando a linguagem corporal

18/05/2010 00:29

 

 

Habilidades técnicas

 

Deixe o cenário da apresentação livre para não correr o risco de tropeçar em nada. Estude o espaço com antecedência.

 

Estabeleça uma zona de conforto no palco para movimentar-se com tranqüilidade.

 

Não enfie as mãos nos bolsos nem as cruze na frente ou nas costas.

 

Mentalmente, divida a platéia em grupos. Primeiro, olhe para o público como um todo, depois para cada setor; todos, indistintamente, deverão receber sua atenção visual.

 

Seus gestos devem estar ancorados numa idéia que os fortaleça para ganhar significado na transmissão da mensagem. O gesto deve ter uma intenção, um motivo que dê forma ao conteúdo.

 

Não dê as costas para a platéia. Mantenha a cabeça erguida ao olhar para ela. Não fique olhando para o teto e muito menos para o chão.

 

Evite sentar-se durante a exposição em pé, a energia se concentra mas e a linguagem corporal é mais evidente, apóie-se nas duas pernas, que devem estar paralelas uma à outra e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés.

 

Imagine seu corpo sendo puxado por um fio que sai do chão e vai até o teto um fio flexível e elástico que imprime ao corpo uma postura elegante e natural. Os joelhos devem ficar levemente flexionados.

 

Ande naturalmente por sua área de atuação, mas sempre ligado à platéia, que acompanha todos os seus movimentos. Por isso, seus movimentos devem ser harmoniosos e delicados, mas enérgicos.

 

Deixe o gesto fluir naturalmente.

 

Gesto e palavra devem estar sintonizados. O movimento complementa e reforça o que se diz.

 

Lembre que um gesto jamais substituirá o desconhecimento do assunto. O gestual apenas acentua e dá mais vida à mensagem.

 

Evite erguer os braços acima da cabeça e as mãos acima do peito, a não ser que esteja num espaço muito amplo.

 

Cuidado com os gestos repetitivos, que podem se transformar uma barreira visual.

 

Lembre-se de que as expressões faciais e as mãos são excelentes facilitadores da sua comunicação.

 

Manter a cabeça baixa dá idéia de tristeza, desolação, dor, derrota, melancolia. Cabeça muito alta denota desafio, coragem, rio, provocação.

 

Exiba uma expressão alegre e não perca o contato visual com a platéia. Mostre para ele que você sente prazer em falar.

 

 

 

Habilidades comportamentais

 

O movimento corporal do comunicador incita os movimentos da platéia. Paixão gera paixão, vitalidade gera vitalidade, apatia gera apatia, entusiasmo gera entusiasmo.[cuidado com os gestos contraditórios! Se o objetivo for, por exemplo, reforçar o espírito de união, a linguagem gestual deve contribuir para isso.

 

Procure seguir os elementos reguladores da gesticulação:

 

 

Espaços pequenos e descontraídos pedem gestos menores;

 

 

Espaços abertos, grandes e formais pedem gestos amplos.

 

 

Gestos vigorosos traduzem sentimentos mais intensos;

 

 

Há um gesto para cada emoção.

 

Erga uma ponte entre a essência do gesto e a força da mensagem. O gesto espontâneo dá beleza, plasticidade, consistência e força à mensagem. O refinamento da linguagem do corpo facilita a tradução da mensagem e a compreensão do ouvinte.

 

Não basta que o corpo se expresse, é preciso que ele se comunique de forma eficaz. Esse objetivo será alcançado se tivermos coragem de fazer uma análise objetiva da força e da agilidade da nossa comunicação não-verbal.

 

A expressão corporal acentua o magnetismo pessoal do comunicador. A valorização da mensagem cumpre uma importante função nas comunicações, que é facilitar a transmissão da mensagem.

 

Se você é uma pessoa tranqüila, sua movimentação externa tenderá a refletir essa característica. Caso seja energética e extrovertida, sua linguagem corporal também refletirá isso. Observe se o seu gestual combina com os traços da sua personalidade, se há um equilíbrio entre gesto e fala e se a comunicação corporal está cumprindo o seu papel.

 

Evite a postura de uma pessoa subserviente: ombros caídos, olhar baixo, costas curvadas e uma expressão de desamparado, que em nada contribuem para a comunicação efetiva. Em contrapartida, um nariz empinado, olhos ameaçadores, queixo erguido e ar de superioridade costumam criar um distanciamento da platéia e até certa antipatia.

 

 

O cuidado com a postura começa antes de você chegar à tribuna. Enquanto aguarda a vez de falar, sente-se com naturalidade sem ficar cruzando e descruzando as pernas, sem tamborilar com os dedos, porque a platéia está observando-o.

Exercícios de dicção

Pronunciar bem as palavras dá maior credibilidade à mensagem. Uma pessoa que articule bem os sons demonstra segurança. Para uma boa dicção é preciso abrir a boca e articular as palavras, mas sem exagero.
Para exercitar-se, pronuncie as seguintes frases, articulando com exagero e aumentando gradativamente a velocidade:

1.

O bispo de Constantinopla é bom constantinopolizador.
Quem o desconstantinopolizar
Bom desconstantinopolizador será.

 

2.

Num ninho de mafagafos
havia cinco mafagafinhos
quem o desmafagafar
bom desmafagafador será.

 

3.

Uma rua paralelepipezada por um bom paralelepipezador,
Quem quiser desparalelepipezá-la,
Bom desparalelepipezador será.

 

4.

Quem paca cara compra,
Paca cara pagará
Quem compra paca cara
Pagará cara paca.

 

5.

Padre Pedro partiu a pedra no prato de prata.
A pedra partiu o prato de prata do padre Pedro.

 

6.

A aranha arranha a rã
A rã arranha a aranha
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.

 

7.

Iara amarra a arara rara.
A rara arara de Araraquara.

 

8.

Era uma sucessão de sucessos que se sucediam
sucessivamente sem cessar.

 

 

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