A gestão de equipes de desenvolvimento em TI, Home Office e outros..

07/06/2010 17:41

Os profissionais de TI devem ser tratados de forma igual aos outros profissionais da empresa?
A maneira de geri-los deve ser tal qual gestores tratam outros profissionais da empresa?

Eu não sei bem quando e nem porque se institui o cartão de ponto para os trabalhadores.
Sei que em algumas profissões a disciplina de horário é fundamental para o bom andamento dos processos.
Na área de TI também não é diferente. O pessoal da área de suporte por exemplo precisa ter disciplina de horário, acompanhando o horário das demais áreas da empresa.

Falando especialmente da equipe de desenvolvimento poderíamos ter uma gestão mais flexível. O home office também começa a ganhar seu espaço, mas é necessário um amadurecimento da gestão de pessoas e atividades nessa área.

Profissionais que trabalham exclusivamente com o desenvolvimento de softwares começam a ter a chance de desenvolverem seu trabalho em Home Office no Brasil. Algumas grandes empresas já estão adotando essa prática, e estão conseguindo bons resultados.

Porém, muitas empresas ainda estão longe dessa realidade. Muito devido ao fato de ainda gerirem seus profissionais de maneira igual aos demais de outras áreas. Muitos gestores acham que se não estiverem vendo o profissional ali na cadeira dele trabalhando, o negócio não vai andar.

O que de fato acontece é uma total falta de maturidade na gestão de atividades e projetos da área.
Um profissional pode entrar as 8 horas em ponto no seu trabalho, mas de fato só começar a trabalhar as 10.
Então, entrar as 8 e sair as 18, não é sinônimo de produtividade.

Os gestores precisam evoluir para a gestão de projetos e atividades desses profissionais. Precisam aprender a determinar as atividades com prazos coerentes, factíveis e gerencia-los periodicamente.

Na verdade isso independe se estão trabalhando em Home Office ou não.

Profissionais que trabalham com desenvolvimento de sistemas, possuem atividades a serem executadas. Penso que se tenho um objetivo a ser cumprido, não importa muito, com irei fazê-lo. Por exemplo, pode ser que um profissional tenha mais produtividade trabalhando a maior parte do tempo à noite. Outro pode render mais pela manhã, começando seu trabalho as 6 da manhã.

Claro, existem trocentos impecílios nessa prática. O profissional pode enrolar e não dar conta de cumprir os prazos, com qualidade. Pode ser que os prazos sejam largos demais ou demasiadamente curtos. Porém, tudo isso é culpa da falta de gerência.

Se passo uma atividade para um profissional, tenho que estabelecer check points períodicos, não posso me dar ao luxo de descobrir um atraso apenas na vespera da entrega.

O regime de Home Office traz vários benefícios para os dois lados.
A empresa economiza um posto de trabalho, luz, equipamento, água, cafezinho, etc…
O profissional por sua vez, economiza com a passagem, alimentação, terá mais tempo com a família, não têm trânsito, em fim, maior qualidade de vida.

Porém, o profissional que trabalha nesse regime, de atividades, e principalmente em ambiente Home Office, precisa ser disciplinado. Precisa também fazer seu planejamento de trabalho diário, a fim de cumprir seus prazos. A família (se for o caso) precisa também ajudar muito. Entender que o profissional, mesmo estando em casa, ele está trabalhando. Não pode parar um minutinho para levar o cachorro para passear, olhar o bebê, dar atenção à esposa, ver sessão da tarde, dormir mais um pouco..

Penso que isso será o futuro do desenvolvedor..trabalhar em casa…e as ferramentas já estão prontas e disponíveis. Internet banda larga, MSN, Skype, etc…

Só é necessário mostrar mais profisionalismo e maturidade de ambas as partes.

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